Compositor
Francisco Santos
Pasodoble Taurino
|Terra dos Bravos|
Marcha do Bailhinho
|2020|
Hino da Filarmónica Lira Nossa Sra da Oliveira - Fajã De Cima
Biografia
Francisco António Lopes Santos
Nasceu a 28 de março de 1993 na freguesia da Terra-Chã, Concelho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira. Iniciou os seus estudos musicais em 2006, na Sociedade Musical e Recreio da Terra-Chã, no instrumento de Tuba com o professor Paulo Azevedo.
Em 2011 ingressa no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo na classe de Tuba com o professor Edgar Marques. A primeira abordagem que teve sobre composição foi feita pelo professor e compositor Antero Ávila. Neste mesmo ano, entra para a Orquestra Regional Lira Açoreana, onde também entrou no Biénio de 2015/2016 e no Biénio de 2017/2018.
Em 2012, lançou-se na composição com a estreia da obra Entre Barreiras um Pasodoble Taurino. Desde então tem feito todo o tipo de composições desde às originais passando pelos arranjos. Fazendo também diversas marchas populares e arranjos de músicas carnavalescas.
De agosto de 2016 a junho de 2019 prestou serviço na Banda Militar dos Açores na classe de praças como tubista, em Ponta Delgada - Ilha de São Miguel.
Já participou em vários Workshops de Tuba com os professores Antero Ávila, João Aibéo, Miguel Alves, Fernando Garcia e Marco Torre.
Como compositor, compõe para a Editora Portuguesa "Afinaudio".